terça-feira, 4 de agosto de 2009

Cine Oca - Cineclubismo atuante em Rondônia

Programação do CineOca em agosto destaca Cinema, Narrativas e Memória







O CineOca apresenta, no mês da agosto, uma reflexão sobre Cinema, Narrativas e Memória através de quatro filmes que abordam essa temática. São três documentários e um filme de ficcão que pela linguagem inovadora e temáticas atualizadas prometem despertar o debate para a condição do ser humano e seu meio. A proposta cinclubista é a formação através do audiovisual, por isso sempre propõe discussões ao final da exibição dos filmes.

As sessões acontecem às terças-feiras às 20h, no Cine Sesc (Sesc Esplanada).


Dia 04/08: Cineasta da Selva

Quando o cinema ainda se iniciava no Brasil, com raríssimas produções, Silvino Santos registrou em imagens como era e de que forma vivia a população daquela região do Brasil. O filme recria a vida do cineasta utilizando imagens de seus próprios filmes e ainda traz depoimentos dos filhos e de pessoas que conhecem sua obra.


Dia 11/08: O poeta das sete faces

O documentário tem como linha mestra retratar a trajetória humana do poeta, ao mesmo tempo em que investiga, documenta e interpreta os diversos momentos de sua obra. O objetivo é transcender ao mero registro dos fatos da vida, mas mostrar como estes se mesclam nas transformações dos diversos rumos que tomam sua poesia: trata-se portanto de um "documentário poético", onde o espírito, o clima e a emoção da arte drummondiana estão sempre presentes, definindo o texto, a imagem, a música, a montagem e o desenvolvimento dramático do filme.


Dia 18/08 : Edifício Master

Um edifício em Copacabana, 25 moradores, gente aparentemente muito comum. Mas a câmera de Eduardo Coutinho vai encontrar ali toda a matéria de que se fazem os melodramas: solidão, fantasias, vaidade, dramas familiares. Em mais essa obra-prima de um mestre do documentário testemunhamos a precisão na escolha dos personagens e o rigor na opção pela palavra. Os entrevistados se mostram de uma maneira mais complexa e reveladora do que se não estivessem diante de uma câmera.


Dia 25/08: Narradores de Javé

Após saberem que a cidade onde vivem será inundada para a construção de uma usina hidrelétrica, os moradores decidem preparar um documento que conte todos os fatos históricos do local, como tentativa desesperada de salvar a cidade da destruição. Dirigido por Eliane Caffé (Kenoma) e com José Dumont, Matheus Nachtergaele, Nélson Dantas, Gero Camilo e Nélson Xavier no elenco.




PvhCAOS aprecia as Belas Artes

Nenhum comentário:

Postar um comentário