|Radio Pvhcaos

III CONGRESSO FORA DO EIXO



Sobre o congresso - O Congresso é uma das maiores ações da rede Circuito Fora do Eixo e seu histórico vem demonstrando a capacidade de aglutinar e mobilizar grupos para discussão e criação de mecanismos dinâmicos de atuação na área cultural. Já foram realizados dois congressos: em Cuiabá-MT, pelo Espaço Cubo, e em Rio Branco-AC, pelo Coletivo Catraia. Os intensos debates originaram a Carta de Princípios e o Regimento do Circuito Fora do Eixo, além de referenciarem o evento como um indicador da musculatura desta rede.

Fundado em 2005 por coletivos independentes de MT, PR, AC e MG, o Circuito Fora do Eixo tornou-se um movimento legítimo da cultura brasileira, apostando em empreendimentos coletivos cada vez mais crescentes na cadeia produtiva cultural, por meio da música independente. Hoje conta com 50 coletivos e com representantes em todos os Estados brasileiros, trocando tecnologias e conhecimentos cotidianamente, decidindo e trabalhando em ações conjuntas, como é o caso do Congresso Fora do Eixo.

Em 2010, o III Congresso Fora do Eixo terá como anfitrião o Coletivo Goma de Uberlândia-MG, e por uma semana receberá debatedores que abordarão temas ligados ao universo da cultura brasileira, dentre os quais: economia criativa, artista e mercado musical, tecnologia social, empreendedorismo e economia solidária, e ainda como fomentar as discussões sobre políticas públicas para a cultura.

Além dos Pontos Fora do Eixo, o debate será aberto a outros grupos e indivíduos que tenham o interesse em participar. Ressalte-se que todos os conteúdos serão disponibilizados na internet a exemplo dos anos anteriores. A programação prevê: Pela manhã: Mesas Redondas com a participação de profissionais e gestores – todos ligados aos temas já citados – convidados para a ocasião. A meta é abordar o processo de construção de redes de cooperação, promovendo a transversalidade entre a cultura e outras áreas sociais que encontram em organizações coletivas o foco de atuação. Pela tarde: Grupos de Trabalhos, enfocando desde a apresentação de projetos concluídos à proposições para o planejamento dos anos 2010/2011.

Os Grupos de Trabalho serão divididos entre os eixos: Sustentabilidade; Comunicação; Circulação; Distribuição e Produção; Tecnologia de Som e Luz . Espera-se, assim, alcançar como resultados: a) A Formação de novas lideranças nos coletivos de cultura, com a qualificação dos indivíduos para gestão; b) Disseminação dos valores de cooperação, coletivismo e processos rizomáticos, tais como o experimentado no Circuito; c) Preparação de agentes produtivos para uma prática reflexiva do fazer cultural do ponto de vista simbólico, econômico e cidadão; d) A Elaboração do Programa Fora do Eixo 2010/2011, contemplando os setores de circulação, distribuição, comunicação, sustentabilidade e tecnologia.

Congresso FDE - Etapa Norte
Quado - 27 - 29/08
Onde - Belém (PA)


É NÓIS!!!

Comentários

Postagens mais visitadas