|Radio Pvhcaos

Cultura


CCBB Rio abre programação de exposições 2012 com Tarsila do Amaral
10/02/2012 - 00h00

tarsila do amaral 250x100
O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro dá início à programação de artes visuais de 2012 com Tarsila do Amaral - Percurso Afetivo, exposição que entre os dias 14 de fevereiro e 29 de abril apresenta ao público 87 obras de um dos maiores expoentes do movimento modernista brasileiro.

O conceito curatorial da mostra está baseado no diário de viagens da artista e buscou reunir obras ilustrativas de um percurso emocional, afetivo e único. “Não foram considerados os períodos – Pau-Brasil, Antropofágico e Social – habitualmente identificados na obra de Tarsila. O enfoque dado, em primeiro lugar, foi intimista; depois, temático e, quando possível, cronológico. Há um proposital e aparente caos, planejado para que o visitante possa sentir-se mais próximo da vida da artista e admire as obras individualmente, livres de classificações mais rígidas”, explica Antonio Carlos Abdalla, curador da mostra, que também tem Tarsilinha do Amaral (sobrinha-neta de Tarsila) como curadora pela família da pintora.

Além das obras, a mostra do CCBB RJ traz no dia 14 de março, um concerto organizado por Anna Maria Kieffer, de repertório focado em obras dedicadas a Tarsila do Amaral e a Oswald de Andrade, como Choros nº 3, de Heitor Villa-Lobos. E nos dias 15 e 16 de março acontecem debates com a participação de Aracy Amaral, Maria Alice Milliet, Camilo Osório e Fernando Cocchiarali.

Há mais de 40 anos que a cidade do Rio de Janeiro não recebe uma mostra individual de Tarsila do Amaral que foi exposta na cidade apenas três vezes, em 1929 e 1933, no Palace Hotel e em 1969, no Museu de Arte Moderna.

Para acompanhar outras informações ao longo do período da mostra, basta curtir o www.facebook.com.br\ccbb.rj, ou visitar o twitter.com/ccbb_rj, onde também será possível ouvir um audio-guide preparado para a exposição.



F9206818 SUELI APARECIDA VOLTARELLI DE ANDRADE
CCBB RIO DE JANEIRO

Comentários

Postagens mais visitadas